Cultura Audiovisual e Tecnologia
Projetos de Pesquisa

Criado em 2011, o grupo de pesquisas e extensão Cultura Audiovisual e Tecnologia é vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Veja abaixo o perfil das pesquisas desenvolvidas no grupo.
Eixos de pesquisa
Transformações da audiovisualidade na interface com a cibercultura e os fenômenos sociais, culturais, econômicos e políticos decorrentes desse processo, com foco em estudos sobre modos de produção e de consumo de materiais audiovisuais que engendram novas formas discursivas e narrativas;
Sociabilidades e novas territorialidades no contexto da cibercultura;
As narrativas periféricas e o discurso das minorias, em especial a partir do estudo de processos e produtos vinculados ao campo do audiovisual e da cibercultura.
Em cada uma dessas três perspectivas, os estudos também buscam identificar diferentes formas de dominação simbólica - e, com contrapartida, de resistência - engendradas a partir de processos comunicacionais.
2015 - Atual
Desiguais e conectados: narrativas audiovisuais da América Latina na interface TV e Web
Diante de um cenário que se caracteriza por um processo de hibridização de fronteiras entre diferentes mídias e distintas indústrias culturais, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender novos modos de representação da América Latina em obras audiovisuais (séries, filmes e documentários) a partir do estudo dos processos de convergência entre TV e Web e de transnacionalização da produção audiovisual no contexto latino-americano. Para tanto, dedica-se a investigar novos paradigmas de criação, produção e circulação de obras audiovisuais originárias da América Latina e veiculadas na TV ou na Web. Umas das hipóteses da pesquisa é de que processos de transnacionalização se articulam às demandas por regionalização, resultando numa produção audiovisual que coloca em evidência problemáticas e temas marcadamente latinos a partir de concepções estéticas e narrativas mais globalizadas..
2014 - 2015
O campo audiovisual e a interface com as novas mídias
Descrição: A pesquisa se dedica a investigar novos espaços de circulação e fluxos de consumo, a partir do estudo de diferentes plataformas e modos de produção, distribuição e disponibilização de produtos culturais no ciberespaço, em especial aqueles que de alguma maneira se vinculam ao campo audiovisual. O intuito é compreender como as novas configurações tecnológicas redefinem os mercados ? local e global ? de bens simbólicos e promovem novos modelos comunicacionais, e quais consequências culturais, políticas e sociais decorrem desse processo. Busca ainda identificar os discursos e as narrativas que contribuem para sistematizar formas de comunicação e de consumo cultural a partir da convergência das mídias, e suas implicações para o campo da comunicação e do audiovisual contemporâneo, com foco nas narrativas ficcionais e documentais. A pesquisa tem caráter interdisciplinar e envolve estudos de cultura, economia política e análise de textos e imagens..
2013 - 2014
Produtos audiovisuais na Internet: narrativas contemporâneas
Descrição: O projeto dá continuidade aos estudos desenvolvidos a partir de 2012 sobre os desdobramentos da convergência midiática para a produção e o consumo de produtos audiovisuais na Internet, dentro de uma linha de pesquisa que se dedica à análise de produtos audiovisuais, em especial aqueles disponibilizados na Web, e também em outros suportes não convencionais. Por isso, tem como propósito aprofundar o tema ao agregar investigações sobre diferentes modos de narrar, de produzir e disponibilizar conteúdo audiovisual, e suas consequências para o consumo cultural. Busca-se compreender as composições narrativas que são atualmente engendradas para poder atender a uma nova configuração comunicacional que se concretiza a partir da convergência de diferentes mídias em torno de um ou mais produtos de informação e/ou entretenimento. Plataformas online de compartilhamento de produtos audiovisuais tais como videoclipes, webséries, webdocumentários e curtas-metragens, bem como as dimensões estética e narrativa desses materiais e suas formas de interação com o público, estão entre os objetos a serem mapeados e analisados, com o intuito de compreender como o audiovisual tem sido disponibilizado e consumido na Internet e em outros dispositivos tecnológicos não convencionais.
2012 - 2013
Audiovisual e convergência: narrativas contemporâneas e práticas de consumo
Descrição: Dando continuidade aos estudos iniciados em 2011 sobre os desdobramentos da convergência midiática para a produção e o consumo de produtos audiovisuais na Internet, o presente projeto tem como propósito aprofundar o tema ao agregar investigações sobre diferentes modos de narrar, de produzir e disponibilizar conteúdo audiovisual, e suas consequências para o consumo cultural e a construção de identidades. Busca-se compreender as composições narrativas que são atualmente engendradas para poder atender a uma nova configuração comunicacional que se concretiza a partir da convergência de diferentes mídias em torno de um ou mais produtos de informação e/ou entretenimento. Plataformas online de compartilhamento de produtos audiovisuais tais como videoclipes, webdocumentários e curtas-metragens, as narrativas e os discursos a eles vinculados e suas múltiplas possibilidades de interação com o público, estão entre os objetos a serem mapeados e analisados, com o intuito de compreender como o audiovisual tem sido disponibilizado e consumido na Internet e como esta dialoga com outros suportes. O objetivo é caracterizar e compreender fenômenos de convergência midiática a partir de uma perspectiva inter e multicultural. Este novo escopo do projeto também vai permitir sua vinculação de uma pesquisa nacional intitulada "Jovem e consumo cultural em tempos de convergência"..
2011 - 2012
Audiovisual e convergência: linguagem e narrativa em plataformas hipermidiáticas.
Descrição: A pesquisa tem como propósito investigar como as narrativas contemporâneas se formam no âmbito da comunicação social a partir de conceitos relativamente novos neste campo, como transmídia e convergência midiática, que por sua vez estão estritamente articulados aos campos da tecnologia, arte, entretenimento e consumo. Busca-se compreender as composições narrativas que são atualmente engendradas para poder atender a uma nova configuração comunicacional que se concretiza a partir da convergência de diferentes mídias em torno de um ou mais produtos de informação e/ou entretenimento. Como exemplo, temos a serialização das estruturas narrativas que perpassam o cinema, a televisão, a Internet, games e mídias móveis, a partir da construção de universos com múltiplas possibilidades de interação com o público. Plataformas online de compartilhamento de produtos audiovisuais tais como videoclipes, webdocumentários e curtas-metragens estão entre os objetos a serem mapeados e analisados para esta primeira etapa da pesquisa, com o intuito de compreender como o audiovisual ? tradicionalmente presente no cinema e na TV ? tem sido disponibilizado e consumido na Internet e como esta dialoga com outros suportes. Espera-se com isso mapear, caracterizar e compreender fenômenos de convergência midiática a partir do embate de diferentes perspectivas teóricas..
Produção audiovisual
O CAT é parceiro do GEPPEDES - Grupo de Estudos sobre Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no ES, do Departamento de Ciências Sociais da UFES, que tem como proposta aprofundar questões como: a) o desenvolvimento econômico no ES (a partir das últimas décadas), exemplificado nos projetos de grande porte implantados ao longo da costa; b) as ações de cunho ambiental, em especial, a política de criação de áreas naturais protegidas e suas repercussões na atividade pesqueira (restrições e mudanças) e estudos sobre o ambientalismo capixaba; c) os conflitos socioambientais, resultantes, ou não, diretamente destas ações desenvolvimentistas e preservacionistas junto às populações pesqueiras litorâneas; d) análises das condições de vida, de trabalho, das percepções de risco e condições de saúde, dos grupos pesqueiros.
Neste projeto, o CAT é responsável pela produção de materiais audiovisuais resultantes dessas pesquisas. Assista:
Produção bibliográfica








